Curso de poda da oliveira

Curso de poda da videira

Curso de poda da oliveira

Curso de poda da macieira


Formação

Desde 2007 que o sector, tem promovido acções de formação profissional em Poda de Fruteiras (pessegueiros, macieiras, cerejeiras, vinha e olival) e monda de pêssego, de curta duração (4 horas), destinadas à população em geral, numa perspectiva de agricultura de lazer e de ocupação de tempos livres, com o intuito de reforçar a aproximação da instituição à comunidade escolar e não escolar da região. Estas acções têm sido acompanhadas na parte de logística pelo Técnico Superior: Manuel Silva.

Em 2007 este tipo de iniciativa, obteve um grande sucesso (550 inscrições), em que os diferentes formadores (Professores: António Ramos, Maria de Lurdes Carvalho e Paula Simões), deram 12 acções de formação nas diferentes espécies, para 180 formandos que frequentaram as respectivas acções.

Em 2008 a adesão foi idêntica, tendo-se promovido 14 acções de formação profissional, para 166 formandos que frequentaram as respectivas acções de formação.

Em 2009 promoveram-se 4 acções de formação profissional, nas culturas do pessegueiro e olival, com a duração de 20 horas por espécie, nas áreas de condução de fruteiras, monda de frutos, fertilização e correcção do solo, doenças e pragas das respectivas espécies e avaliação da qualidade da fruta, para 50 formandos que frequentaram as respectivas acções de formação, em que os formadores foram os seguintes: António Ramos, Maria de Lurdes Carvalho, Paula Simões, João Paulo Carneiro, José Coutinho e João Pedro Luz. Estas acções continuam a ser acompanhadas na parte de logística pelo mesmo técnico.

Pelo sucesso obtido, nestes anos, deve-se continuar a reforçar a aproximação do sector à comunidade escolar e não escolar da região, continuando a desenvolver várias iniciativas, das quais se destacam as acções de formação de curta duração, destinadas à população em geral, numa perspectiva de agricultura de lazer e de ocupação de tempos livres.